segunda-feira, 11 de julho de 2011

Consórcio Linha Azul completa 6 anos no mercado

Auditoria multidisciplinar de controles internos do Consórcio é responsável por quase 50% dos Atos Declaratórios Executivos publicados pela RFB

O Consórcio Linha Azul está completando, no mês de julho, 6 anos de atuação no mercado de auditoria para habilitação ao Despacho Aduaneiro Expresso - Linha Azul.

Formado pelas empresas Tradeworks, Consulcamp e RGC, o Consórcio detém quase 50% dos ADE’s publicados até o mês de junho de 2011 pela Receita Federal do Brasil (RFB). Das 40 empresas que hoje operam o Linha Azul, no Brasil, 18 foram habilitadas com base em auditorias de controles internos realizadas pelo Consórcio, líder neste mercado.

Ulysses Portugal, Diretor de Auditoria do Consórcio Linha Azul e da Tradeworks, lembra que a ideia de constituir o Consórcio surgiu em 2004, quando foi publicada uma nova legislação de Linha Azul, na qual a RFB passou a exigir como pré-requisito de elegibilidade uma auditoria multidisciplinar. “Entendíamos, na época, que uma empresa, isoladamente, não teria condições de realizar essa auditoria, levando a Tradeworks a unir-se a parceiros que complementassem o “expertise” exigido pela nova legislação”, recorda Portugal.

Portugal lembra que a entrada nesse segmento, bem como a ideia da formação do Consórcio, foi uma decisão acertada. “O histórico mostra o ótimo trabalho realizado nestes anos pelo Consórcio e a expectativa de que o futuro continua promissor,” diz. “O Consórcio Linha Azul ainda tem muito trabalho pela frente devido a taxa de sucesso e de atuação no mercado já que ainda existem várias empresas elegíveis que podem se habilitar”, completa Portugal. “Além disso, como as auditorias são renováveis a cada dois anos, esse processo garante um mercado duradouro”, reforça o diretor.

Sobre o regime, Portugal explica que o Linha Azul é utilizado nas operações de comércio exterior que ocorrem em qualquer recinto alfandegado, localizado tanto em zonas primárias como secundárias, em todo o território nacional. “São inúmeros os benefícios que a empresa habilitada no Linha Azul terá, mas podemos destacar o tratamento expresso pela RFB, prioritariamente canal verde, nas operações de importação e exportação, desconto na armazenagem independente do modal, redução no custo do frete, além de melhor controle interno na empresa,” diz.

As 18 empresas habilitadas através da auditoria de controles internos realizada pelo Consórcio são: Dell, Tetra Pak, Motorola, Johnson & Johnson, Renault, Sanmina, Cummins, Eaton, Nissan, Siemens, Honda, Volkswagen, Yamaha, Volvo, Samsung, Embraer, Novozymes e Behr.

O Linha Azul

O Despacho Aduaneiro Expresso - Linha Azul - é um procedimento especial de facilitação aduaneira que consiste no tratamento expresso das operações de importação, exportação e trânsito aduaneiro mediante habilitação prévia da empresa interessada junto à Receita Federal.

A habilitação é concedida à empresa que possua os requisitos e condições estabelecidos nas normas da RFB e que adote os procedimentos que demonstrem a qualidade de seus controles internos visando o cumprimento das obrigações tributárias e aduaneiras, permitindo o monitoramento permanente pela fiscalização aduaneira.


Sobre o Consórcio Linha Azul

Formado em julho de 2005, o Consórcio Linha Azul (www.linhaazulonline.com.br) é constituído por 3 empresas: Tradeworks, prestadora de serviços na área de Comércio Exterior; Consulcamp, que atua na área fiscal e contábil e a RGC, que trabalha com classificação fiscal.

Sob a liderança da Tradeworks, as três empresas uniram seu "know-how" e passaram a oferecer ao mercado um pacote completo, de auditoria multidisciplinar, para a habilitação ao Linha Azul.